11066816_424960914345188_2161698730200070772_nOs exercícios de aquecimento e relaxamento, ou alongamento, são essenciais a qualquer programa de exercícios. O aquecimento prepara seu corpo para o exercício, além de ter um papel importante na prevenção de lesões. Além disso, ele o prepara psicologicamente e o estimula para os exercícios que estão por vir. Antes de começar qualquer série de exercícios, faça um aquecimento de oito a dez minutos.  Para as sessões de exercícios aeróbicos, esse aquecimento deveria ser complementado com alongamentos fixos e moderados que estendem os músculos que você usará. Se você pretende caminhar ou correr, por exemplo, o alongamento dos membros inferiores deveria ser apropriado. O aquecimento deveria ser intenso o bastante para aumentar a temperatura do corpo, mas não pesado, a ponto de causar fadiga. Uma regra prática poderia ser trabalhar duro, o suficiente para suar um pouco, embora a temperatura ambiente e a umidade pudessem influenciar.

Toda sessão de exercícios também deveria ser seguida de relaxamento que, gradualmente, diminuísse seus batimentos cardíacos e alongasse todos os músculos trabalhados durante os exercícios. Durante o relaxamento, o alongamento tem a capacidade de aumentar sua variedade de movimentos e melhorar sua flexibilidade, já que os músculos são aquecidos e, então, ficam mais moles. O “relaxamento” proporciona atividades balanceadas de relaxamento que você precisará para os exercícios desse programa. Como um relaxamento para seu exercício aeróbico, primeiro, diminua o ritmo da atividade por alguns minutos e termine o exercício com alongamento.

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